O Despoluir, em sintonia com as discussões para a implantação de um desenvolvimento sustentável, está investindo fortemente na melhoria da ​gestão ambiental das empresas de transporte em todas as suas áreas de atuação, buscando tornar-se referência na construção de ações que possam contribuir para um mundo ambientalmente equilibrado. 

Nesse sentido, o projeto está disseminando modelos de gestão voltados para a utilização racional de recursos naturais que minimizem os impactos adversos ao ar, ao solo e à água, resultantes das atividades do setor. Além disso, quer fomentar a conscientização ambiental voltada para a conservação do meio ambiente em toda a cadeia, incluindo o trabalhador e sua família, os fornecedores, os parceiros comerciais, os processos, a logística e a sociedade. 

A CNT quer mostrar ao empreendedor que a incorporação da gestão ambiental e a responsabilidade socioambiental no transporte s​ão condições fundamentais para sua manutenção no mercado. Mais do que a necessidade de um posicionamento politicamente correto, a adoção dessas práticas traz benefícios econômicos para o transportador. 

As ações de gestão ambiental a serem empreendidas pelas empresas de transporte vão desde a identificação dos impactos ambientais decorrentes de suas instalações, processos, produtos e serviços, passando pela execução de ações preventivas para eliminar ou minimizar esses impactos, incluindo a educação e a capacitação ambientais. 

O projeto vai além do incentivo à redução das emissões atmosféricas e à economia de combustível, desenvolvendo uma série de iniciativas que promovem a gestão ambiental de forma mais ampla. Principalmente, aquelas relacionadas à adoção de sistemas de gestão ambiental, como a ISO 14000, à regularização ambiental, à conservação e reuso da água, gestão de pneus, óleos, baterias e demais resíduos sólidos. 

Por meio dessa iniciativa, a CNT acredita que as empresas serão amplamente beneficiadas, pois, além de reduzirem seus custos e aumentarem a sua eficiência operacional, melhorarão seu relacionamento com os órgãos fiscalizadores e sua imagem com a sociedade, além de identificar novas oportunidades de negócio. 

Como primeira etapa do projeto, a CNT desenvolveu uma pesquisa para conhecer as ações ambientais desenvolvidas pelas empresas de transporte rodoviário. A partir do cenário apontado no estudo, a ideia é subsidiar a estruturação de propostas e ações estratégicas voltadas ao atendimento das necessidades e expectativas das empresas e da sociedade em relação à contribuição do setor para a melhoria do meio ambiente.

O relatório apresenta os resultados da pesquisa com 649 empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros. A consulta foi dirigida pela equipe da Coordenação Nacional do Despoluir e contou com a colaboração das federações participantes do programa.

Sondagem Ambiental do Transporte

Baixar PDF