O caminhoneiro é um dos principais agentes do setor de transporte. É ele quem “move o Brasil”. Em função das peculiaridades da profissão, ele possui uma grande capilaridade e mobilidade para transportar, além de cargas, mensagens de responsabilidade socioambiental. 

Pensando nisso, a CNT e o Sest Senat ​desenvolveram o projeto Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente, com o intuito de transformar o motorista em um disseminador de boas práticas ambientais e c​ontribuir para a conscientização da sociedade. Além disso, o motorista pode atuar nas estradas brasileiras como um vigilante ambiental, ficando atento às queimadas ao longo da estrada, comunicando as ocorrências, colaborando sempre para evitar e reduzir os danos e os crimes ambientais. 

O projeto

Por meio do Programa Despoluir, os caminhoneiros serão mensageiros das boas práticas ambientais e vigilantes da conservação do meio ambiente. Participando do projeto, o motorista poderá frequentar cursos presenciais e receber material informativo para disseminar as informações ambientais.

Participação

Para se inscrever e participar dos cursos, os interessados devem procurar as unidades do Sest Senat​. Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento da CNT (0800 728 2891).​​​​